Boas Práticas de Cibersegurança para Empresas

2022-09-07

Boas Práticas de Cibersegurança para Empresas

A prática de crimes de hacking é cada vez mais uma realidade para muitas empresas. Nem sempre é fácil ter uma boa cibersegurança, o que se pode traduzir em ataques informáticos. Existe um elevado risco de extorsão, roubo de dados sensíveis, neutralização de websites e ainda o desvio de emails. Estes ataques não devem ser subestimados, uma vez que têm sempre consequências para as empresas.

Quais são os setores mais afetados?

Segundo o relatório de 2021 do Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal, as principais vítimas dos ataques em Portugal são mesmo os cidadãos, as PME, os Órgãos de Soberania, a Administração Pública, a banca, a educação, a ciência, a tecnologia e o ensino superior.

Aumento de comportamentos de risco

Muitos utilizadores desconhecem as boas práticas online, ou simplesmente as ignoram. A instalação de todo o tipo de aplicações sem a presença de um antivírus e com sistemas operativos e programas desatualizados são comuns em dispositivos móveis, o que aumenta o risco.

Repensar as práticas

Uma em cada duas intrusões devem-se a erro humano. É necessário proteger as contas online através de palavras passe seguras, algo que normalmente não é praticado. A alteração das mesmas pelo menos uma vez por ano é de extrema importância, e não se deve deixar que os websites ou as aplicações a memorizem. De importância evitar coisas comuns, como a data de nascimento dos filhos, o nome do cão, a equipa de futebol preferida, entre outros. Complicar esta tarefa aos hackers é importante.

É também necessário cuidado quando uma aplicação solicita o acesso a dados pessoais no momento da instalação, a não ser que seja uma aplicação reconhecida a nível nacional/internacional, como o Facebook por exemplo. É mais seguro desistir da instalação do que dar acesso gratuito a toda a informação contida no smartphone ou no tablet.

Otimizar a proteção

Se surgir a oportunidade, contratar um consultor de cibersegurança pode ser importante para proteger os dados da empresa. O antivírus e a firewall são de extrema importância e devem-se manter atualizados, assim como os pagamentos através da rede da empresa devem ser feitos a partir de um dispositivo ou de uma plataforma segura.  

Seguro Cyber

Mesmo que a sua empresa esteja protegida, um seguro em cibersegurança vai ajudá-lo a reduzir os riscos que não consegue controlar.

VOLTAR

Últimas Publicações

RiaSegur

  • Perseguimos constantemente o conhecimento;
  • Investimos na inovação e tecnologia;
  • Privilegiamos parcerias fortes e duradouras.

Otimizamos tempo e recursos para lhe conseguirmos apresentar as melhores soluções.

Ficou curioso, ou ainda tem questões? Entre em contacto connosco aqui.

Contactos

Vila Nova de Paiva

934604006

geral@riasegur.pt

Participação e Regularização de Sinistros

234347469

sinistros@riasegur.pt